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PINTURA A BASE DE ÁGUA

FONTE: SITE DA MERCEDEZ BENZ
LINK: http://www1.mercedes-benz.com.br/meio_ambiente/cenpintura.htm
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O processo de pintura à base da água além de melhorar a qualidade do produto final é altamente favorável ao meio ambiente. Após realizar estudos profundos e de obter contínuos aperfeiçoamentos, a indústria automobilística atingiu ótimos níveis de tecnologia aplicada à pintura.
Com o processo à base de água, a água substitui o solvente orgânico como meio de transporte. No Brasil, a Mercedes-Benz foi pioneira na aplicação desse processo.
Quem não aprecia um pôr-do-sol no inverno ou um jardim coberto de margaridas? As cores fazem parte do dia-a-dia e alegram a visão. Como seria o mundo se tudo fosse cinza? Na escolha de um carro para uso pessoal ou da família, o item cor também pesa, e muito.


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Na indústria automobilística as cores desempenham múltiplas funções: uma é estética ou de embelezamento, outra, sinalizadora ou distintiva e outra, protetora.
O que seria das chapas usadas na fabricação dos veículos se, em contato com as intempéries como chuva, sol, sereno e poluição das cidades enferrujassem em seguida? A pintura recobre a superfície das chapas, protegendo-as e prolongando a vida útil do veículo.
Após realizar estudos profundos e de obter contínuos aperfeiçoamentos, a indústria automobilística atingiu ótimos níveis de tecnologia aplicada à pintura.

 

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Normalmente, o processo de pintura abrange várias fases. Como a carroçaria costuma sair da montagem bruta impregnada de óleo, limalhas de ferro e outras impurezas, o primeiro passo consiste em fazer um pré-tratamento com duchas e imersão: a lavagem retira o óleo e as impurezas.


Ducha e imersão

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Após o uso de um ativador, aplica-se a fosfatização ou a cristalização da superfície, em que pequenas partículas reagem e grudam na chapa criando pontos de aderência favoráveis para a próxima camada de tinta.
Em cima da chapa fosfatizada é feita a pintura cataforética, ou seja, ocorre nela um processo eletrolítico, de imersão, parecido com a galvanização. Na estufa, a 180 graus Celsius de caloria por 15 minutos, a pintura cataforética passa por um processo de cauterização formando o fundo, que é a principal proteção anti-corrosiva da chapa.
Com a calafetação, todas as uniões, as linhas de costura da chapa recebem um filete de PVC; fechadas as emendas, evita-se que a umidade penetre e provoque corrosões.
Description: http://www1.mercedes-benz.com.br/meio_ambiente/images/pintura_agua_04.jpgA próxima camada é o Primer ou pré-preparação para a pintura final. Aplicado eletrostaticamente, o Primer cobre pequenas falhas e ondulações da chapa e protege-a de eventuais impactos de pedriscos nas rodovias, que, como inesperados meteoros, atingem o veículo.
De acordo com a cor a ser aplicada na chapa, há três opções de Primer: os veículos de cor escura ou preta recebem um Primer cinza; um branco, pede um primer de mesma cor; e o Primer beje é usado nos demais casos.
Explicando de maneira bem simples, no processo tradicional de pintura à base de solventes orgânicos, estes são usados como meio de transporte do pigmento e da resina; quando o solvente evapora, fica a resina e o pigmento, e a pintura está feita.

 

 


Água no lugar de solvente

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Com o processo à base de água, o que muda? A água substitui o solvente orgânico como meio de transporte. A resina e o pigmento continuam os mesmos. O processo em si, porém, é mais delicado.
Como os solventes orgânicos são prejudiciais ao meio ambiente, a tendência hoje é diminuir o seu uso. Com a pintura à base de água, a poluição é reduzida em 75 por cento. Os outros 25 por cento ainda continuam principalmente por conta do verniz formado por dois componentes à base de solvente orgânico.
Como a cor é um pigmento sem brilho, usa-se o verniz para dar brilho e proteger a pintura contra o envelhecimento provocado por raios infraverme-lhos e ultravioletas.


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O processo de pintura à base de água exige equipamentos e cuidados especiais com a limpeza para se evitar a contaminação. A água usada no processo, por ser desmineralizada, é altamente corrosiva. Por isso, os dutos precisam ser de aço inoxidável. Não sendo volátil como um solvente normal, a água sofre aquecimento em estufas intermediárias até evaporar (o solvente evapora sozinho).
A pintura é como um paletó feito sob medida para uma determinada pessoa. Ela pode ter certa flexibilidade, mas bastante reduzida se projetada apenas para um produto.

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Na linha de pintura, autômatos (conhecidos como Estas) executam o trabalho mais preciso. Por meio de turbinas de alta rotação, eles aplicam a tinta eletrostaticamente. Com a carroçaria aterrada, formam-se nela linhas de campo eletrostáticas. A tinta é esborrifada por meio da alta rotação das turbinas em minúsculas partículas que, polarizadas, são lançadas sobre a carroçaria.
Description: http://www1.mercedes-benz.com.br/meio_ambiente/images/pintura_agua_07.jpgEsse processo é bastante preciso, permitindo um overspray (ou material perdido) de mais ou menos 8 por cento. Convém salientar que num processo manual ou convencional o overspray atinge até 50 por cento. A uniformidade na aplicação da tinta se consegue pelo fato de as linhas de campo se formarem ali onde a carroçaria não tem a sua superfície coberta com tinta.
No Brasil, a Mercedes-Benz foi pioneira na aplicação desse processo, aqui, juntamente com a Mercedes-Benz a BASF também está empenhada nessa tarefa.
As principais vantagens da pintura à base de água consistem na preservação do meio ambiente e na qualidade superior do produto final em função da camada de verniz, que também é aplicada nas cores sólidas.




FONTE: SITE DA MERCEDEZ BENZ
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