Produtos Automotivos - Papel, líquido, filme plástico e verniz para mascaramento. Veda choque, kit reparatudo repara choque. Melhores preços do mercado, produtos exlusivos MASTER. "

COMO MONTAR UMA FUNILARIA E PINTURA

FONTE: SEBRAE
LINK: http://antigo.sp.sebrae.com.br/topo/produtos/publica%C3%A7%C3%B5es/comece%20certo/funilaria_pintura.aspx
SITE: http://sebraesp.com.br

 

* PARA CONFERIR O CONTEÚDO COMPLETO DO TEXTO REALIZE O DOWNLOAD DO MANUAL COMPLETO ABAIXO. *

 

Download do manual completo: Funilaria_Pintura.pdf

PARA NÃO FRACASSAR

Se você já atuou no ramo de “Funilaria e Pintura” como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de Funilarias e Pintura, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.

Agora, se não for do ramo, terá de aprender muito e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com “Funilaria e Pintura”. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de “Funilaria e Pintura”.

É́ normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um “futuro concorrente”. Não é verdade! As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades; basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em cidades vizinhas pois assim ninguém se sentirá ameaçado.

O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será sua “Funilaria e Pintura”. Ao contatar outras empresas você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

•Onde será localizada sua “Funilaria e Pintura”?
•Como será o processo de “Venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?
•Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores?
•Como será a operação da Funilaria e Pintura de forma a satisfazer e surpreender os clientes?
•Como será sua equipe de funcionários?
•Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver ca- pacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia).
•Quando sua Funilaria e Pintura estiver funcionando você preten- de ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias?
•Você pretende montar outros negócios? Outras empresas? •Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre este negócio e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia- a-dia você construirá suas próprias respostas.

GASTOS: INVESTIMENTO INICIAL, CUSTOS E DESPESAS

Esta é uma questão sobre a qual vale a pena investir tempo em pesquisa e em estudo. Seja qual for a metodologia utilizada para elaboração de seu plano de negócio, não abra mão de se convencer sobre a realidade de gastos que enfrentará no negócio.

Não faça suposições e não seja otimista demais, trate esta questão com seriedade e veracidade. Antes de seus sócios, antes das fontes de financiamento que por ventura vier a utilizar, é você que precisa ter certeza da composição de gastos que resultará na “Funilaria e Pintura” que vai montar.

Inicialmente separe os gastos conforme três conceitos: Investimento, Custos e Despesas.

Os valores despendidos para a montagem da empresa, até que ela esteja em condições de funcionar, devem ser tratados como gastos de investimento inicial.

Daí para frente tudo que for necessário para que a empresa possa funcionar, são custos de operação, ou para que possa comercializar os serviços, são despesas comerciais. Custos de operação e despesas comerciais repetem-se diariamente, mensalmente e permanentemente.

A quantia que você aplicar como investimento inicial deverá, se a empresa der certo, ser recuperada após um período de tempo. Isto é, após alguns meses de funcionamento da empresa, ela devolverá para você em forma de lucro todo o valor que foi gasto para montá-la, e daí para frente deverá continuar a gerar lucro de forma adicional.

Já a quantia que será aplicada na prestação de serviços da Funilaria e Pintura aos clientes e na sua manutenção, deverá ser recuperada em cada venda, correspondente a cada unidade de venda. Por isso é decisivo que você saiba com antecedência quanto vai gastar em custos e despesas em cada serviço que prestar aos clientes e durante um determinado período de tempo.

 

INVESTIMENTO INICIAL

No caso do investimento inicial, muitas são as situações a considerar. Mas, antes de desembolsar o primeiro Real, pesquise, estude e relacione todas as despesas que terá, por exemplo, com o imóvel, instalações, equipamentos, contratações de serviços, contratação de empregados, treinamento, documentação, legaliza- ção da empresa etc.

Por mais minucioso que for na definição dos gastos que irá com- por seu investimento inicial, tenha certeza que, ao iniciar a montagem da Funilaria e Pintura, surgirão situações de gastos que não foram imaginadas antes. Portanto, reserve uma boa quantia de dinheiro para estes imprevistos. Lembre-se também do “capital de giro”, para os primeiros meses de operação, isto é, do dinheiro que precisará para pagar empregados, aluguel e despesas como luz, telefone etc. Além disso, será necessária uma reserva de capital para suportar períodos iniciais com baixo volume de clientes.

É de fundamental importância ter certeza de quanto vai gastar para montar a “Funilaria e Pintura” e quando terá de efetuar cada pagamento. Veja o exemplo do quadro abaixo:

Este é um quadro exemplo para organizar os gastos com o investimento inicial. O ideal é que você forme um quadro como este com o maior detalhamento possível, e vá complementando-o na medida que for se inteirando dos aspectos reais do empreendimento nesta fase de estudo do negócio.

Pense neste quadro como um grande mapa, quanto mais completo e detalhado for, mais acertado será seu planejamento, reduzindo chances de surpresas desagradáveis com falta de recursos. Saiba que erros no dimensionamento do investimento inicial, que provoquem falta de recursos, costumam ser causas de insucesso de muitas iniciativas. Não caia nesta armadilha...

 

* PARA CONFERIR O CONTEÚDO COMPLETO DO TEXTO REALIZE O DOWNLOAD DO MANUAL COMPLETO ABAIXO. *

 

Download do manual completo: Funilaria_Pintura.pdf




FONTE: SEBRAE
LINK: http://antigo.sp.sebrae.com.br/topo/produtos/publica%C3%A7%C3%B5es/comece%20certo/funilaria_pintura.aspx
SITE: http://sebraesp.com.br